Recentemente, tive um CEL no meu Kia Optima 2011 e também um comportamento estranho com o A/T (o indicador de marcha no painel estava em branco e, às vezes, o A/T não reduzia automaticamente até a 1ª marcha nas paradas). Comprei meu próprio leitor de código (custou apenas cerca de US$ 30 na Amazon) e o código que obtive foi P0705 , que indicava um problema com o Sensor de Faixa de Transmissão (TRS), que também é às vezes chamado de Interruptor Inibidor de Transmissão Automática ou Interruptor de Segurança Neutra. Este parece ser um problema bastante comum tanto na Kia quanto na Hyundai. Felizmente, a solução é muito simples - tudo o que você precisa fazer é trocar o TRS. Em todos esses veículos (Kia Optima, Kia Sorrento, Hyundai Elantra), o TRS está localizado no quadrante dianteiro do lado do motorista do compartimento do motor (o inferior direito se você estiver olhando sob o capô). Para substituí-lo, você simplesmente precisa remover a entrada de ar, a bateria e o suporte da bateria, e o TRS está bem ali, logo abaixo do suporte da bateria. Se você sabe o que está fazendo e é rápido, isso pode ser feito em apenas 20 minutos, embora eu realmente tenha demorado e verificado tudo três vezes.
O TRS é basicamente apenas um dispositivo que detecta em qual posição/marcha o carro está e envia essa informação de volta ao computador. Isso permite que o carro exiba a marcha atual no painel e também pode impedir que o carro dê partida se o computador acreditar que o carro não está em Park/Neutro. Eu comprei o meu em kiapartsnow.com e custou apenas cerca de US$ 50 com frete. Além dessa peça, as únicas ferramentas que você precisa são uma chave de soquete com catraca (ou chave de fenda) com soquetes de 10 mm, 12 mm e 14 mm e também uma pequena chave de fenda de ponta chata (apenas para soltar o fio que conecta o TRS).
Para o meu veículo, a versão atual da peça é 4270026700. A versão atual tem uma carcaça de metal e parece muito mais robusta do que a versão mais antiga. Os orifícios e as conexões são todos da mesma forma. (Observe que a versão ANTIGA disso é 4270026000 ou -45956B. Não use a versão mais antiga, pois acredito que elas são mais propensas a ter esse problema novamente no futuro.)
*** AVISO DE SEGURANÇA ***
Certifique-se absolutamente de acionar o freio de estacionamento E calçar os pneus antes de começar. A razão é que o TRS se conecta à alavanca de câmbio AT e é fácil mudar as marchas por acidente enquanto você está trabalhando no veículo e tirá-lo do estacionamento. Na verdade, isso aconteceu comigo enquanto eu estava trabalhando no meu.
*** ETAPAS ***
1) Remova a entrada de ar. Desaparafuse 2 parafusos de 10 mm. Em seguida, levante a unidade ligeiramente e puxe-a diretamente para você. Ele deslizará para fora.
2) Desconecte a bateria. As conexões dos terminais são 2x 10 mm. Remova o negativo primeiro. Certifique-se de cobrir os terminais para não tocar ou curto-circuitar acidentalmente a bateria.
3) Remova a bateria. Há um retentor na frente da base. 1 parafuso de 12 mm.
4) Remova a bandeja da bateria. 4x 12 mm na bandeja e 2x 10 mm na parte superior. Depois de remover os parafusos, apenas apoiei a bandeja da bateria para longe, em direção à frente.
5) Remova o TRS antigo. 1 porca de 14 mm no centro. 2 parafusos de 10 mm nas laterais. NÃO toque na porca do lado direito do braço - apenas na 1 porca e nos 2 parafusos no próprio TRS. Depois de removê-los, levante o braço e, em seguida, levante o TRS. Em seguida, desconecte o fio do TRS - você provavelmente precisará de uma chave de fenda de ponta chata para soltar o fio.
6) Instale o novo TRS. Se ele não deslizar de volta, pode ser necessário movê-lo ou girar o orifício no centro para alinhá-lo com o parafuso. Além disso, se o braço de metal não deslizar de volta no parafuso, você pode ter esbarrado no parafuso central (que controla a marcha AT). Basta usar um alicate de pressão ou uma chave inglesa para girar a engrenagem de volta para a posição correta. Contanto que o parafuso de seleção de marcha esteja na posição correta, o braço deve deslizar de volta. Depois que o TRS e o braço estiverem no lugar, aparafuse os 2 parafusos e 1 porca. Pode ser necessário aparafusar os 2 parafusos antes de prender o braço.
7) Reinstale a bandeja da bateria. 6 parafusos (4x 12m + 2x 10mm).
8) Reinstale a bateria. 1 clipe de retenção e parafuso. Em seguida, reconecte os dois fios - eu conecto o positivo primeiro.
9) Reinstale a entrada. Deslize-o de volta e depois 2 parafusos.
10) Quando tudo estiver pronto, faça um test drive ao redor do quarteirão para ter certeza de que tudo está funcionando. Todas as marchas devem funcionar e aparecer no painel.
11) Redefina o “DTC Permanente” do OBD. Se você não fizer isso, o código de problema poderá permanecer no computador (mesmo que o CEL tenha sumido) e você NÃO passará no SMOG/Inspeção. Para fazer isso, você precisa fazer o “Padrão de Condução de Viagem Universal”: Ligue o carro. Marcha lenta por mais de 30 segundos. Dirija por mais de 5 minutos em velocidade normal (o tempo total de direção deve ser de mais de 10 minutos). Marcha lenta do carro por mais de 30 segundos. Desligue. Para verificar se o “DTC Permanente” foi removido, você precisará usar um leitor de código.
*** RECURSOS e REFERÊNCIAS ***
Código OBD P0705:
https://www.obd-codes.com/p0705
Esta é a peça que você precisa:
KIA TRS/AT Inibidor 4270026700: https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-switch-inhibitor~4270026700.html
Opcional se você quiser substituí-los:
PORCA: 1311FA https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-nut~1311110007k.html
ARRUELA: 1360CF https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-washer-spring~1360210006k.html
2 PARAFUSOS: 1140EP https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-bolt~1140306226k.html
TSB: https://f01.justanswer.com/mbrauto/0db6607f-35cd-4cda-ad06-8296853b1864_2015_Kia_Sorento.pdf
Vídeo mostrando a substituição no Hyundai Elantra:
Imagens mostrando a substituição no Kia Sorrento: https://www.kia-forums.com/2011-2013-xm-sorento-forum/208177-2011-kia-sorento-p0705.html
Outro tópico relacionado: https://www.optimaforums.com/forum/170-service-center/166979-trs-warranty.html
Como remover o DTC Permanente do computador: https://www.autoserviceworld.com/carsmagazine/taking-a-first-look-at-permanent-dtcs/
Galeria de imagens: https://imgur.com/gallery/6DEAaqd
O TRS é basicamente apenas um dispositivo que detecta em qual posição/marcha o carro está e envia essa informação de volta ao computador. Isso permite que o carro exiba a marcha atual no painel e também pode impedir que o carro dê partida se o computador acreditar que o carro não está em Park/Neutro. Eu comprei o meu em kiapartsnow.com e custou apenas cerca de US$ 50 com frete. Além dessa peça, as únicas ferramentas que você precisa são uma chave de soquete com catraca (ou chave de fenda) com soquetes de 10 mm, 12 mm e 14 mm e também uma pequena chave de fenda de ponta chata (apenas para soltar o fio que conecta o TRS).
Para o meu veículo, a versão atual da peça é 4270026700. A versão atual tem uma carcaça de metal e parece muito mais robusta do que a versão mais antiga. Os orifícios e as conexões são todos da mesma forma. (Observe que a versão ANTIGA disso é 4270026000 ou -45956B. Não use a versão mais antiga, pois acredito que elas são mais propensas a ter esse problema novamente no futuro.)
*** AVISO DE SEGURANÇA ***
Certifique-se absolutamente de acionar o freio de estacionamento E calçar os pneus antes de começar. A razão é que o TRS se conecta à alavanca de câmbio AT e é fácil mudar as marchas por acidente enquanto você está trabalhando no veículo e tirá-lo do estacionamento. Na verdade, isso aconteceu comigo enquanto eu estava trabalhando no meu.
*** ETAPAS ***


1) Remova a entrada de ar. Desaparafuse 2 parafusos de 10 mm. Em seguida, levante a unidade ligeiramente e puxe-a diretamente para você. Ele deslizará para fora.
2) Desconecte a bateria. As conexões dos terminais são 2x 10 mm. Remova o negativo primeiro. Certifique-se de cobrir os terminais para não tocar ou curto-circuitar acidentalmente a bateria.
3) Remova a bateria. Há um retentor na frente da base. 1 parafuso de 12 mm.

4) Remova a bandeja da bateria. 4x 12 mm na bandeja e 2x 10 mm na parte superior. Depois de remover os parafusos, apenas apoiei a bandeja da bateria para longe, em direção à frente.


5) Remova o TRS antigo. 1 porca de 14 mm no centro. 2 parafusos de 10 mm nas laterais. NÃO toque na porca do lado direito do braço - apenas na 1 porca e nos 2 parafusos no próprio TRS. Depois de removê-los, levante o braço e, em seguida, levante o TRS. Em seguida, desconecte o fio do TRS - você provavelmente precisará de uma chave de fenda de ponta chata para soltar o fio.

6) Instale o novo TRS. Se ele não deslizar de volta, pode ser necessário movê-lo ou girar o orifício no centro para alinhá-lo com o parafuso. Além disso, se o braço de metal não deslizar de volta no parafuso, você pode ter esbarrado no parafuso central (que controla a marcha AT). Basta usar um alicate de pressão ou uma chave inglesa para girar a engrenagem de volta para a posição correta. Contanto que o parafuso de seleção de marcha esteja na posição correta, o braço deve deslizar de volta. Depois que o TRS e o braço estiverem no lugar, aparafuse os 2 parafusos e 1 porca. Pode ser necessário aparafusar os 2 parafusos antes de prender o braço.
7) Reinstale a bandeja da bateria. 6 parafusos (4x 12m + 2x 10mm).
8) Reinstale a bateria. 1 clipe de retenção e parafuso. Em seguida, reconecte os dois fios - eu conecto o positivo primeiro.
9) Reinstale a entrada. Deslize-o de volta e depois 2 parafusos.
10) Quando tudo estiver pronto, faça um test drive ao redor do quarteirão para ter certeza de que tudo está funcionando. Todas as marchas devem funcionar e aparecer no painel.
11) Redefina o “DTC Permanente” do OBD. Se você não fizer isso, o código de problema poderá permanecer no computador (mesmo que o CEL tenha sumido) e você NÃO passará no SMOG/Inspeção. Para fazer isso, você precisa fazer o “Padrão de Condução de Viagem Universal”: Ligue o carro. Marcha lenta por mais de 30 segundos. Dirija por mais de 5 minutos em velocidade normal (o tempo total de direção deve ser de mais de 10 minutos). Marcha lenta do carro por mais de 30 segundos. Desligue. Para verificar se o “DTC Permanente” foi removido, você precisará usar um leitor de código.
*** RECURSOS e REFERÊNCIAS ***
Código OBD P0705:
https://www.obd-codes.com/p0705
Esta é a peça que você precisa:
KIA TRS/AT Inibidor 4270026700: https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-switch-inhibitor~4270026700.html
Opcional se você quiser substituí-los:
PORCA: 1311FA https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-nut~1311110007k.html
ARRUELA: 1360CF https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-washer-spring~1360210006k.html
2 PARAFUSOS: 1140EP https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-bolt~1140306226k.html
TSB: https://f01.justanswer.com/mbrauto/0db6607f-35cd-4cda-ad06-8296853b1864_2015_Kia_Sorento.pdf
Vídeo mostrando a substituição no Hyundai Elantra:
Imagens mostrando a substituição no Kia Sorrento: https://www.kia-forums.com/2011-2013-xm-sorento-forum/208177-2011-kia-sorento-p0705.html
Outro tópico relacionado: https://www.optimaforums.com/forum/170-service-center/166979-trs-warranty.html
Como remover o DTC Permanente do computador: https://www.autoserviceworld.com/carsmagazine/taking-a-first-look-at-permanent-dtcs/
Galeria de imagens: https://imgur.com/gallery/6DEAaqd