Kia Optima Forums banner

Substituição do Interruptor KIA TRS/Inibidor (Correção para o código OBD P0705 ou falta de exibição da marcha)

1 reading
59K views 16 replies 11 participants last post by  Bcsmitty  
#1 · (Edited)
Recentemente, tive um CEL no meu Kia Optima 2011 e também um comportamento estranho com o A/T (o indicador de marcha no painel estava em branco e, às vezes, o A/T não reduzia automaticamente até a 1ª marcha nas paradas). Comprei meu próprio leitor de código (custou apenas cerca de US$ 30 na Amazon) e o código que obtive foi P0705 , que indicava um problema com o Sensor de Faixa de Transmissão (TRS), que também é às vezes chamado de Interruptor Inibidor de Transmissão Automática ou Interruptor de Segurança Neutra. Este parece ser um problema bastante comum tanto na Kia quanto na Hyundai. Felizmente, a solução é muito simples - tudo o que você precisa fazer é trocar o TRS. Em todos esses veículos (Kia Optima, Kia Sorrento, Hyundai Elantra), o TRS está localizado no quadrante dianteiro do lado do motorista do compartimento do motor (o inferior direito se você estiver olhando sob o capô). Para substituí-lo, você simplesmente precisa remover a entrada de ar, a bateria e o suporte da bateria, e o TRS está bem ali, logo abaixo do suporte da bateria. Se você sabe o que está fazendo e é rápido, isso pode ser feito em apenas 20 minutos, embora eu realmente tenha demorado e verificado tudo três vezes.

O TRS é basicamente apenas um dispositivo que detecta em qual posição/marcha o carro está e envia essa informação de volta ao computador. Isso permite que o carro exiba a marcha atual no painel e também pode impedir que o carro dê partida se o computador acreditar que o carro não está em Park/Neutro. Eu comprei o meu em kiapartsnow.com e custou apenas cerca de US$ 50 com frete. Além dessa peça, as únicas ferramentas que você precisa são uma chave de soquete com catraca (ou chave de fenda) com soquetes de 10 mm, 12 mm e 14 mm e também uma pequena chave de fenda de ponta chata (apenas para soltar o fio que conecta o TRS).

Para o meu veículo, a versão atual da peça é 4270026700. A versão atual tem uma carcaça de metal e parece muito mais robusta do que a versão mais antiga. Os orifícios e as conexões são todos da mesma forma. (Observe que a versão ANTIGA disso é 4270026000 ou -45956B. Não use a versão mais antiga, pois acredito que elas são mais propensas a ter esse problema novamente no futuro.)

*** AVISO DE SEGURANÇA ***

Certifique-se absolutamente de acionar o freio de estacionamento E calçar os pneus antes de começar. A razão é que o TRS se conecta à alavanca de câmbio AT e é fácil mudar as marchas por acidente enquanto você está trabalhando no veículo e tirá-lo do estacionamento. Na verdade, isso aconteceu comigo enquanto eu estava trabalhando no meu.

*** ETAPAS ***

Image

Image

1) Remova a entrada de ar. Desaparafuse 2 parafusos de 10 mm. Em seguida, levante a unidade ligeiramente e puxe-a diretamente para você. Ele deslizará para fora.

2) Desconecte a bateria. As conexões dos terminais são 2x 10 mm. Remova o negativo primeiro. Certifique-se de cobrir os terminais para não tocar ou curto-circuitar acidentalmente a bateria.

3) Remova a bateria. Há um retentor na frente da base. 1 parafuso de 12 mm.

Image

4) Remova a bandeja da bateria. 4x 12 mm na bandeja e 2x 10 mm na parte superior. Depois de remover os parafusos, apenas apoiei a bandeja da bateria para longe, em direção à frente.

Image

Image

5) Remova o TRS antigo. 1 porca de 14 mm no centro. 2 parafusos de 10 mm nas laterais. NÃO toque na porca do lado direito do braço - apenas na 1 porca e nos 2 parafusos no próprio TRS. Depois de removê-los, levante o braço e, em seguida, levante o TRS. Em seguida, desconecte o fio do TRS - você provavelmente precisará de uma chave de fenda de ponta chata para soltar o fio.

Image

6) Instale o novo TRS. Se ele não deslizar de volta, pode ser necessário movê-lo ou girar o orifício no centro para alinhá-lo com o parafuso. Além disso, se o braço de metal não deslizar de volta no parafuso, você pode ter esbarrado no parafuso central (que controla a marcha AT). Basta usar um alicate de pressão ou uma chave inglesa para girar a engrenagem de volta para a posição correta. Contanto que o parafuso de seleção de marcha esteja na posição correta, o braço deve deslizar de volta. Depois que o TRS e o braço estiverem no lugar, aparafuse os 2 parafusos e 1 porca. Pode ser necessário aparafusar os 2 parafusos antes de prender o braço.

7) Reinstale a bandeja da bateria. 6 parafusos (4x 12m + 2x 10mm).

8) Reinstale a bateria. 1 clipe de retenção e parafuso. Em seguida, reconecte os dois fios - eu conecto o positivo primeiro.

9) Reinstale a entrada. Deslize-o de volta e depois 2 parafusos.

10) Quando tudo estiver pronto, faça um test drive ao redor do quarteirão para ter certeza de que tudo está funcionando. Todas as marchas devem funcionar e aparecer no painel.

11) Redefina o “DTC Permanente” do OBD. Se você não fizer isso, o código de problema poderá permanecer no computador (mesmo que o CEL tenha sumido) e você NÃO passará no SMOG/Inspeção. Para fazer isso, você precisa fazer o “Padrão de Condução de Viagem Universal”: Ligue o carro. Marcha lenta por mais de 30 segundos. Dirija por mais de 5 minutos em velocidade normal (o tempo total de direção deve ser de mais de 10 minutos). Marcha lenta do carro por mais de 30 segundos. Desligue. Para verificar se o “DTC Permanente” foi removido, você precisará usar um leitor de código.

*** RECURSOS e REFERÊNCIAS ***

Código OBD P0705:
https://www.obd-codes.com/p0705

Esta é a peça que você precisa:
KIA TRS/AT Inibidor 4270026700: https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-switch-inhibitor~4270026700.html

Opcional se você quiser substituí-los:
PORCA: 1311FA https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-nut~1311110007k.html
ARRUELA: 1360CF https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-washer-spring~1360210006k.html
2 PARAFUSOS: 1140EP https://www.kiapartsnow.com/genuine/kia-bolt~1140306226k.html

TSB: https://f01.justanswer.com/mbrauto/0db6607f-35cd-4cda-ad06-8296853b1864_2015_Kia_Sorento.pdf

Vídeo mostrando a substituição no Hyundai Elantra:

Imagens mostrando a substituição no Kia Sorrento: https://www.kia-forums.com/2011-2013-xm-sorento-forum/208177-2011-kia-sorento-p0705.html

Outro tópico relacionado: https://www.optimaforums.com/forum/170-service-center/166979-trs-warranty.html

Como remover o DTC Permanente do computador: https://www.autoserviceworld.com/carsmagazine/taking-a-first-look-at-permanent-dtcs/

Galeria de imagens: https://imgur.com/gallery/6DEAaqd

#2 ·
Excelente excelente DIY! Bem feito!

#4 ·
Sintomas adicionais que podem exigir a substituição do TRS / Interruptor de Segurança Neutro incluem condição de Não Partida intermitente. Quando isso acontece, o motor de arranque apenas clica como uma bateria fraca, mas a bateria testará bem e o carro pode dar partida bem em uma tentativa subsequente ou pode ser necessário recolocar o carro em ponto morto (mover a alavanca de câmbio). A razão pela qual isso acontece é porque parte da função do TRS é garantir que o carro esteja na marcha correta antes de dar a partida por segurança.

#5 ·
NOTA: Sintomas adicionais que podem exigir a substituição do TRS / Interruptor de Segurança Neutra incluem condição de Não Partida intermitente. Quando isso acontece, o motor de arranque apenas clica como uma bateria ruim, mas a bateria testará bem e o carro poderá dar partida bem em uma tentativa subsequente ou pode ser necessário recolocar o carro em estacionamento (mover a alavanca de câmbio). A razão pela qual isso acontece é porque parte da função do TRS é garantir que o carro esteja na marcha correta antes de dar partida para segurança.

Além disso, há um DIY adicional aqui para mais informações:
Olá, temos um Kia Optima SXL 2013 e substituímos nosso Interruptor de Segurança Neutra há cerca de 4 meses. Infelizmente, ao remover o antigo do clipe do plugue elétrico, uma das pequenas peças de plástico que ajuda a prender o plugue à peça quebrou. Ainda conseguimos instalá-lo, pois compramos o único interruptor disponível em nossa área naquele dia e ele deu partida bem e está funcionando bem. A propósito, o nosso não dava partida de jeito nenhum até que substituíssemos o interruptor. De qualquer forma, há uma semana não consegui dar partida no meu carro e notei que se eu pisasse no freio e colocasse em qualquer marcha e depois voltasse para o estacionamento, ele daria partida. Isso é obviamente muito perigoso. Então, verificamos e, embora ainda pareça totalmente encaixado no plugue, possivelmente não é um encaixe seguro. Fizemos e esgotamos a pesquisa e não conseguimos determinar qual plugue de fiação pedir para substituir. Alguém sabe qual é o plugue de fiação (chicote) correto para comprar? Muito obrigado por qualquer ajuda. Eu não quero ficar preso em algum lugar! Isso deveria ser um recall de fábrica!

#8 ·
Esta será nossa 3ª substituição. Estou perplexo quanto ao motivo pelo qual esta TRS ou Interruptor de Segurança Neutro continua a apresentar defeito. O primeiro que substituí foi por um interruptor da Autozone. Deu defeito em 4 meses! O segundo comprei diretamente da Kia, pensando que eu precisava de um OEM, possivelmente. Agora, 10 meses depois, de novo com defeito! Tenho um Kia Optima SXL 2013. Claro que meu revendedor Kia local não o tem em estoque, então eles têm que pedir outro. Leva dois dias, mas estará sob a garantia de 12 meses da peça. Sem carro por dois dias fedorentos!! Por que esta peça apresentou defeito? Tenho que ter muito cuidado ao reinstalar porque meu marido quebrou um dos pinos de plástico no chicote de fios, mas ele estava bem encaixado. Tão frustrante!!!! A Kia quer $150 para tentar diagnosticar o motivo, mas acho que eles não poderão me dizer o porquê. Isso deveria ser um recall o dia todo!

#9 ·
Que droga! Desenterrando um post antigo. Estou pronto para trocar meu Optima devido a algo parecido com isso! Eu arranquei minha partida remota, pensando que esse era o problema. A bateria agia como se estivesse morta ou indicava que estava morta. Passei por três baterias pensando que era a bateria. Eu recebia o logotipo do imobilizador constantemente e o carro não dava a partida. Ou ele "agia" como se estivesse dando a partida, mas na verdade não girava, então o painel/rádio agiam como se tivessem dado a partida (mas não davam a partida). Estou me perguntando se este é realmente o meu problema. Podem ser duas semanas com ZERO problemas e então BAM, o carro está morto/não dá a partida! Existe alguma forma de realmente testar o TRS? Não estou lançando nenhum código.

#10 ·
Também tive que substituir o meu, mas fiz isso com a versão OEM aprimorada (isso foi em 2019). Sem problemas desde então. Publiquei sobre isso na época nestes fóruns.

#11 · (Edited)
Eu tenho um Sorento 2011 e encontrei este post maravilhoso! Velho, eu sei, mas bem feito. Só uma coisa que eu não percebi que estava lendo era sobre um Optima e não um Sorento. Meu erro. Eu comprei a peça nº dada como nova e aprimorada e o carro não dava a partida, não importa o quê. Olhando mais de perto, o interruptor original tinha 5 pinos no plugue e no interruptor. O novo #4270026700, declarado acima, tem mais. Como 8. . Tentando devolver uma peça de $70, espero, e comprar o que a Kia diz ser a peça substituída mais recente, #42700-3B010. Espero que isso poupe alguém de algum sofrimento.

#12 ·
Eu também tenho um Sorento 2011 e encontrei este post maravilhoso! Antigo, eu sei, mas bem feito. Só uma coisa. Eu comprei a peça nº dada como nova e aprimorada e o carro não dava a partida, não importa o quê. Olhando mais de perto, o interruptor original tinha 5 pinos no plugue e no interruptor. O novo #4270026700, mencionado acima, tem mais. Como 8. Não tenho certeza de como isso poderia ter funcionado para o autor original, mesmo que conecte perfeitamente. Tentando devolver uma peça de $70, espero, e comprar o que a Kia diz ser a peça mais recente substituída, #42700-3B010. Espero que isso poupe alguém de sofrimento.
Ei, desculpe, 4270026700 foi o número da peça mais recente especificamente para o Optima. Parece que o Sorento usa um diferente.

Verifique aqui e use a função de verificação de peças na página do produto. Felizmente, a maioria deles custa $35-50.

#13 ·
Alguém sabe se isso também faria com que a bateria descarregasse aleatoriamente? Não estou recebendo nenhum código, mas estou com problemas para fazer meu Optima ligar aleatoriamente. A luz do painel do imobilizador acende piscando. Eu substituí a bateria do carro, substituí a bateria do controle remoto. O carro ficará bom por uma semana e, em seguida, aleatoriamente, simplesmente não ligará. Às vezes, desconectar e reconectar a bateria me permite ligá-lo.

#14 ·
Alguém sabe se isso também faria com que a bateria descarregasse aleatoriamente? Não estou lançando nenhum código, mas estou com problemas para fazer meu optima funcionar aleatoriamente. A luz do painel do imobilizador da chave aparece piscando. Substituí a bateria do carro, substituí a bateria do controle remoto. O carro ficará bom por uma semana e, em seguida, aleatoriamente, simplesmente não dará a partida. Às vezes, desconectar e reconectar a bateria me permite dar a partida.
A bateria realmente descarregou (ou seja, você a testou e ela estava com baixa voltagem)? O problema do TRS não descarregará a bateria em si. No entanto, pode não ter partida como sintoma. Esse foi o primeiro sintoma óbvio que tive. Meu carro simplesmente não dava a partida aleatoriamente (parecia uma bateria descarregada), mas então eu tentava mais algumas vezes e funcionava. Minha bateria estava boa quando testada.

#16 ·
Recentemente, tive um CEL no meu Kia Optima 2011 e também um comportamento estranho com o A/T (o indicador de marcha no painel estava em branco e, às vezes, o A/T não reduzia automaticamente até a 1ª marcha nas paradas). Comprei meu próprio leitor de código (custou apenas ~US$ 30 na Amazon) e o código que obtive foi P0705 , que indicava um problema com o Sensor de Faixa de Transmissão (TRS), que também é, às vezes, chamado de Interruptor Inibidor da Transmissão Automática ou Interruptor de Segurança Neutra. Este parece ser um problema bastante comum nos modelos Kia e Hyundai. Felizmente, a solução é muito simples - tudo o que você precisa fazer é trocar o TRS. Em todos esses veículos (Kia Optima, Kia Sorrento, Hyundai Elantra), o TRS está localizado no quadrante dianteiro do lado do motorista do compartimento do motor (o inferior direito se você estiver olhando sob o capô). Para substituí-lo, você só precisa remover a entrada de ar, a bateria e o suporte da bateria, e o TRS está bem ali, logo abaixo do suporte da bateria. Se você sabe o que está fazendo e é rápido, isso pode ser feito em apenas 20 minutos, embora eu realmente tenha demorado e verificado tudo três vezes.

O TRS é basicamente apenas um dispositivo que detecta em qual posição/marcha o carro está e envia essa informação de volta ao computador. Isso permite que o carro exiba a marcha atual no painel e também pode impedir que o carro dê a partida se o computador acreditar que o carro não está em Park/Neutro. Comprei o meu em kiapartsnow.com e custou apenas ~US$ 50 com o frete. Além dessa peça, as únicas ferramentas de que você precisa são uma chave de catraca (ou chave de fenda) com soquetes de 10 mm, 12 mm e 14 mm e também uma pequena chave de fenda de ponta chata (apenas para soltar o fio que conecta o TRS).

Para o meu veículo, a versão atual da peça é 4270026700. A versão atual tem uma carcaça de metal e parece muito mais robusta do que a versão mais antiga. Os orifícios e as conexões são todos feitos da mesma maneira. (Observe que a versão ANTIGA disso é 4270026000 ou -45956B. Não use a versão mais antiga, pois acredito que elas são mais propensas a ter esse problema novamente no futuro.)

* AVISO DE SEGURANÇA *

Certifique-se absolutamente de acionar o freio de estacionamento E calçar os pneus antes de dar a partida. A razão é que o TRS se conecta à alavanca de câmbio AT e é fácil trocar as marchas por acidente enquanto você está trabalhando no veículo e tirá-lo do estacionamento. Na verdade, isso aconteceu comigo enquanto eu estava trabalhando no meu.

* ETAPAS *

Image

Image

1) Remova a entrada de ar. Desaperte 2 parafusos de 10 mm. Em seguida, levante a unidade ligeiramente e puxe-a diretamente para você. Ele deslizará para fora.

2) Desconecte a bateria. As conexões dos terminais são 2x 10 mm. Remova o negativo primeiro. Certifique-se de cobrir os terminais para não tocar ou curto-circuitar acidentalmente a bateria.

3) Remova a bateria. Há um retentor na frente da base. 1 parafuso de 12 mm.

Image

4) Remova a bandeja da bateria. 4x 12 mm na bandeja e 2x 10 mm na parte superior. Depois de remover os parafusos, apenas apoiei a bandeja da bateria para longe, em direção à frente.

Image

Image

5) Remova o TRS antigo. 1 porca de 14 mm no centro. 2 parafusos de 10 mm nas laterais. NÃO toque na porca do lado direito do braço - apenas na 1 porca e nos 2 parafusos no próprio TRS. Depois de removê-los, levante o braço e, em seguida, levante o TRS. Em seguida, desconecte o fio do TRS - você provavelmente precisará de uma chave de fenda de ponta chata para soltar o fio.

Image

6) Instale o novo TRS. Se ele não deslizar de volta, pode ser necessário movê-lo ou girar o orifício no centro para alinhá-lo com o parafuso. Além disso, se o braço de metal não deslizar de volta no parafuso, você pode ter batido no parafuso central (que controla a marcha AT). Basta usar um alicate ou chave inglesa para girar a engrenagem de volta para a posição correta. Contanto que o parafuso de seleção de marcha esteja na posição correta, o braço deve deslizar de volta. Depois que o TRS e o braço estiverem no lugar, aparafuse os 2 parafusos e 1 porca novamente. Pode ser necessário aparafusar os 2 parafusos antes de prender o braço.

7) Reinstale a bandeja da bateria. 6 parafusos (4x 12m + 2x 10mm).

8) Reinstale a bateria. 1 clipe de retenção e parafuso. Em seguida, reconecte os dois fios - conecto o positivo primeiro.

9) Reinstale a entrada. Deslize-a de volta e, em seguida, 2 parafusos.

10) Quando tudo estiver feito, faça um test drive ao redor do quarteirão para garantir que tudo esteja funcionando. Todas as marchas devem funcionar e aparecer no painel.

11) Redefina o “DTC Permanente” do OBD. Se você não fizer isso, o código de problema poderá permanecer no computador (mesmo que o CEL tenha sumido) e você NÃO passará na inspeção/SMOG. Para fazer isso, você precisa fazer o “Padrão de Condução Universal”: Ligue o carro. Deixe em marcha lenta por mais de 30 segundos. Dirija por mais de 5 minutos em velocidade normal (o tempo total de direção deve ser de mais de 10 minutos). Deixe o carro em marcha lenta por mais de 30 segundos. Desligue. Para verificar se o “DTC Permanente” foi removido, você precisará usar um leitor de código.

* RECURSOS e REFERÊNCIAS *

Código OBD P0705:
Mau funcionamento do circuito do sensor de faixa de transmissão (entrada PRNDL)

Esta é a peça que você precisa:
KIA TRS/AT Inibidor 4270026700: 4270026700 Interruptor de segurança neutra inibidor Kia genuíno

Opcional se você quiser substituí-los:
PORCA: 1311FA 1311110007K Porca Kia genuína
ARRUELA: 1360CF 1360210006K Arruela-mola Kia genuína
2 PARAFUSOS: 1140EP 1140306226K Parafuso Kia genuíno

TSB: https://f01.justanswer.com/mbrauto/0db6607f-35cd-4cda-ad06-8296853b1864_2015_Kia_Sorento.pdf

Vídeo mostrando a substituição no Hyundai Elantra:

Imagens mostrando a substituição no Kia Sorrento: 2011 Kia Sorento p0705

Outro tópico relacionado: Garantia TRS

Como remover o DTC Permanente do computador: [URL="https://www.autoserviceworld.com/carsmagazine/taking-a-first-look-at-permanent-dtcs/”]Dando uma primeira olhada nos DTCs permanentes - Auto Service World[/URL]

Galeria de imagens:
Uma das melhores respostas que já vi neste site! Parabéns!!!